sexta-feira, setembro 07, 2007

Independência ou Morte!

7 de setembro de 1822







Pintura de Pedro Américo
Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Ali mesmo, às margens do riacho e na presença de uma pequena comitiva, dom Pedro levantou a sua espada e gritou "Independência ou Morte", assim estava declarada a Independência do Brasil, após trezentos anos de colonização.
Antes disso ...
Em 9 de janeiro de 1822 (dia do Fico), D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Bom, para mim a história do Brasil é muito bonita!