sábado, julho 26, 2008

Uma carta para você!

*22/03/1916 _ + 30/06/2008
É vó... a senhora se foi!
Ainda choro ... acho que sempre chorarei.
Choro de saudades, choro em relembrar momentos alegres que passamos juntas. Principalmente lembro de um abraço muito gostoso, um abraço de amor, eu tinha mais ou menos seis anos, e sinto como se fosse hoje... o balanço, o seu cheirinho, seu calor, sua mão me acariciando a minha cabeça, e fazendo “xuuuuuuuuuuuu”, para acalmar o meu choro.
A senhora sabe, né? que foi por sua causa que eu faço crochê, tricô, costuro ... todos os tipos de trabalhos manuais com agulhas.
Fiz muitas coisas pela a senhora, e não me arrependo, faria tudo novamente.
Sei que a senhora me amou muito, sei disso não apenas por ter me tido varias vezes que era a sua melhor netas, mas por a pouco tempo quando não estava mais tão lúcida, a senhora ficava olhando para o meu retrato grande na estante, e a mamãe e a titia pegavam para poder ver de perto, e a senhora abraçava o retrato e não largava, de um modo que elas tinham dificuldades de tirar da senhora.
Outro momento, já no hospital, mesmo meses sem me ver, por falta da minha coragem de ver a senhora daquele estado quase vegetativo e já não estava lúcida, fui visitá-la no hospital e a senhora estava como sempre ... séria, só olhava para a parede, e mais ninguém , e quando entrei no quarto a senhora acho que ouviu a minha voz e me olhou, sua feição mudou, os músculos do rosto relaxaram, como se quisesse sorrir, parecia que estava contemplado um quadro bonito, e a senhora permaneceu por todo o tempo que estive lá. Escrevendo agora, vejo ligação do caso do retrato em sua casa, com o do hospital.
Mas o que está na minha memória é de uma mulher forte, mas muito delicada, rígida, mas de coração mole, é mãe, mas também pai, são tantas coisas ... uma mulher que ficou viúva aos trinta anos de idade, com seis filhos para criar sozinha, e o fez muito bem! Era uma mulher decidida, pois se manteve viúva todo esse tempo.
É vó ... estou escrevendo para a senhora para dizer que todos ficarão bem, mesmo com saudades, pois só se tem saudades quem já amou (musica do Nelsinho Correia) e todos nós a amamos muuuuuuuuuito.
Queria dizer à senhora, que embora toda partida para eternidade é triste para quem fica, mas quero dizer foi bonita e cheio de significados suas horas antes de nos deixar, a senhora mesmo inconsciente foi muito nobre.
Beijos no seu coração
De sua neta que te ama muito...